CONFIRMADO: O Café é uma fonte significativa de antioxidantes na dieta
Embora ainda haja muito por aprender, sabe-se que os antioxidantes podem trazer
grandes benefícios à qualidade de vida, ajudando a prevenir ou adiar o início
das doenças degenerativas. Há provas muito sólidas de que eles podem proteger
contra o desenvolvimento do câncer, das doenças cardiovasculares
ateroscleróticas e das cataratas.
Muitos países, por conseguinte, recomendam um aumento do consumo de frutas e
verduras, que sabidamente reduzem o risco dessas doenças degenerativas. No
entanto, uma pesquisa recente realizada na Noruega (Svilaas 2004) deu um peso ainda
maior ao importante papel que o café desempenha como fonte significativa de
antioxidantes na dieta.
Svilaas e sua equipe se propuseram determinar a contribuição de vários grupos
de alimentos ao total dos antioxidantes ingeridos e correlacionar sua ingestão
com os antioxidantes do plasma. Além da compilação dos registros ponderados das
dietas de sete dias de 61 adultos e da coleta de amostras do seu plasma, foram
analisados os dados de um estudo representativo da dieta nacional que, com base
num questionário sobre a freqüência dos alimentos, contou com a participação de
2.672 noruegueses adultos.
A ingestão total de antioxidantes e as contribuições feitas por vários grupos
de alimentos aos antioxidantes do plasma são indicadas na tabela abaixo.
| Fonte |
Antioxidantes
do plasma (mmol) |
Porcentagem do total dos antioxidantes do plasma |
| Café |
11.1 |
64 |
| Frutas |
1.8 |
11 |
| Chá |
1.4 |
8 |
| Vinho |
0.8 |
5 |
| Cereais |
0.8 |
5 |
| Verduras |
0.4 |
2 |
|
Outros alimentos (incl. sucos de frutas, gordura comestível e bolos)
|
0.8 |
5 |
Resultados análogos foram obtidos quando, com base na análise dos 2.672
questionários sobre a freqüência dos alimentos utilizados no estudo da dieta, se
estimou a contribuição dos diferentes grupos de alimentos ao total dos
antioxidantes ingeridos.
Os dados demonstraram com clareza que o café faz uma contribuição significativa
ao total dos antioxidantes ingeridos. Embora em vários estudos anteriores se
tenha constatado a presença de altos níveis de antioxidantes no café, esta foi a
primeira vez que se observou a elevada contribuição do café ao teor ingerido na
dieta.
O ácido clorogênico (uma combinação de ácido caféico e ácido quínico) é o mais
abundante polifenol no café e provavelmente responde pela substancial
participação dos antioxidantes do café. Estudos recentes também sugerem que estes
últimos não só estão presentes no café, como também disponíveis e ativos no corpo. O
café já foi associado com a redução da incidência dos cálculos biliares, da
cirrose do fígado e do diabetes tipo 2, e o seu efeito protetor é observado com
freqüência cada vez maior em estudos modelares do câncer.
Embora os mecanismos ainda não estejam totalmente compreendidos, estes
resultados constituem uma adição excitante e significativa a nossos conhecimentos
sobre o papel benéfico que o hábito de tomar café pode fazer à nossa saúde.
Referência
Svilaas A. et al. (2004) Intakes of Antioxidants in Coffee, Wine and Vegetables
are Correlated with Plasma Carotenoids in Humans. Journal of the American
Society for Nutritional Sciences 0022-3166 pp 562 -567