ANTIOXIDANTES - RESUMO
Há um volume considerável de literatura a respeito dos efeitos da cafeína sobre
o desempenho. O fato de que o café é a principal fonte de cafeína para a
maioria das pessoas sugere os efeitos benéficos do seu consumo.
No entanto, quando se pergunta a consumidores de café exigentes quais são os
benefícios para a saúde percebidos no hábito de tomar café, a maioria responde
com outra pergunta: "Que benefícios para a saúde?” Isso é compreensível,
pois nestes 20 anos vimos e ouvimos muitas mensagens negativas sobre o café e a
cafeína. Porém, novas pesquisas do Instituto de Estudos Cafeeiros do Centro
Médico da Universidade de Vanderbilt, em Nashville, EUA, estão-nos dando outra
perspectiva.
Na Conferência Mundial do Café em Londres, em 2001, o Professor Peter Martin,
Diretor do Instituto de Estudos Cafeeiros (IEC) confirmou que:
"[As] evidências científicas mais recentes indicam que, em moderação (2 -
4 xícaras por dia), o café não só não faz mal, como também pode trazer alguns
benefícios para a saúde”.
A Universidade de Vanderbilt, que é renomada no mundo todo como centro de
excelência acadêmica, realiza através do IEC investigações científicas para
identificar os benefícios potenciais para a saúde e os usos terapêuticos do café e
também para elucidar alguns dos mecanismos fundamentais desse processo.
O café contém centenas de compostos potencialmente úteis para a investigação de
algumas das doenças que predominam no nosso tempo, e uma das mais excitantes
descobertas é a presença significativa de antioxidantes* nos grãos de café.
Os antioxidantes comprovadamente ajudam a minorar a possibilidade de doenças
cardíacas e de câncer (as principais causas de óbito no Reino Unido hoje).
"Como a maioria dos estudos anteriores se concentrava na cafeína, mal
estamos começando a entender os benefícios potenciais para a saúde de algumas das
centenas de compostos presentes no café”
disse o Professor Martin.
A Organização Internacional do Café também está ciente, por exemplo, dos
resultados de outros estudos que demonstram com clareza que o café contém até quatro
vezes os níveis de antioxidantes** encontrados no chá.
"A perspectiva de que o café pode reduzir o risco de morte por doenças
cardíacas é uma pista importante para estudos posteriores”,
disse o Professor Martin.
* Sabe-se que os antioxidantes protegem contra o “estresse da oxidação”,
absorvendo os radicais livres prejudiciais que têm a ver com o câncer, as doenças
cardíacas, as doenças degenerativas do cérebro e o envelhecimento.
** Comparison of the Antioxidant Activity of Commonly Consumed Polyphenolic
Beverages (Coffee, Cocoa and Tea) Prepared per Cup Serving. J. Agric. Food Chem,
49, 3438 - 3442, 2001
Para maiores detalhes, visite Referências