Q: Por que razão o efeito é diferente entre os homens e as mulheres?
R: Julga-se que diferenças hormonais podem produzir diferentes padrões no
metabolismo da glicose, mas isto ainda precisa ser verificado.
Q: Seus estudos sugerem que eu tome mais xícaras de café do que eu tomaria
normalmente. Isto é necessário para conseguir os efeitos benéficos?
R: Não. Os resultados do estudo finlandês mostram que as notícias também são boas
para quem toma quantidades mais moderadas – três a quatro xícaras por dia –,
pois neste grupo o risco de diabetes caiu 29% no caso das mulheres, e 27% no caso
dos homens.
Q: Eu tomo café descafeinado – isto faz diferença?
R: Um estudo de longo prazo realizado nos EUA também constatou efeitos benéficos
entre as pessoas que tomam café descafeinado. A redução do risco foi de 25% no
caso dos homens e 15% no caso das mulheres, mas estes resultados são mais
modestos do que os obtidos entre as pessoas que tomam café cafeinado.
Q: Para prevenir o diabetes, basta que eu tome café regularmente?
R: Há cada vez mais provas de que tomar café pode reduzir substancialmente o risco
de desenvolvimento do diabetes tipo 2, a forma mais comum da doença. No
entanto, o corpo cada vez maior de pesquisas publicadas sugere que, além de tomar
café, medidas relacionadas com o estilo de vida, como o controle do peso e os
exercícios, precisam ser incluídas num programa de prevenção.
Q: Como o café atua na prevenção do diabetes?
R: O mecanismo pelo qual o café exerce seu efeito benéfico ainda não está claro.
Considera-se que a cafeína desempenha um papel significativo, mas o café também
é uma importante fonte de ácidos clorogênicos, que são compostos com
propriedades antioxidantes.
Q: Como os ácidos clorogênicos do café atuam?
R: Julga-se que os ácidos clorogênicos inibem uma das enzimas envolvidas na
formação de glicose no intestino delgado, e a inibição desta enzima é um método
comumente utilizado para controlar altos níveis de glicose no sangue, ou
hiperglicemia. Altos níveis de glicose no sangue com o tempo levam a complicações
sérias desta doença.
Q: Eu tenho diabetes e ouvi dizer que o café pode elevar os níveis de glicose
no sangue em portadores da doença. Eu não deveria, portanto, evitar o café?
R: Não. Não há provas conclusivas de efeitos prejudiciais do café em diabéticos.
Q: Mas eu encontrei um artigo de jornal que sugere isto.
R: Alguns dados preliminares de um estudo no qual cápsulas de cafeína foram
utilizadas sugerem que os níveis de glicose podem subir em certas condições. Este
estudo não está relacionado com o café. No entanto, se você tiver dúvidas,
consulte seu médico ou dietista e peça orientação.
Para maiores detalhes, visite Referências