Perguntas Freqüentes
P: A cafeína, o componente ativo do café, influencia as funções hepáticas?
R: Para a maioria dos efeitos, a resposta é não. Os componentes ativos são
principalmente dois diterpenes, o cafestol e o kahweol, que são específicos do café.
P: Ouvi dizer que o consumo de café pode aumentar os níveis de colesterol no
sangue. Há alguma contradição entre os efeitos positivos noticiados e o aumento
de colesterol?
R: Algumas publicações científicas relataram uma modesta elevação do colesterol,
por causa da presença do cafestol e do kahweol. Isso ocorre quando o cafestol e
o kahweol são consumidos em quantidades relativamente altas, sobretudo no café
que se faz fervendo o pó junto com a água, e não no café preparado por métodos
mais convencionais, como filtro, instantâneo, espresso, etc.
P: O consumo do café permite que se beba mais álcool sem o risco de se
desenvolver uma cirrose?
R: Não. O consumo excessivo de álcool nunca é recomendável. Mesmo quando existem
provas científicas de que o café pode ter efeitos benéficos sobre as funções
hepáticas, o consumo de álcool pode apresentar outros riscos sérios. Esses riscos
não são contrabalançados pelo consumo de café.
P: Ouvi dizer que os efeitos do álcool em mulheres e homens podem ser
diferentes. O efeito do café varia dependendo do sexo da pessoa?
R: Não há provas de que o café tenha menos efeito sobre as mulheres do que sobre
os homens. Esta afirmação se baseia em dados de alguns grandes estudos
epidemiológicos que envolveram homens e um número semelhantes de mulheres.
P: Quantas xícaras de café eu devo tomar para me beneficiar do efeito
protetor sobre as minhas funções hepáticas?
R: De acordo com os resultados de estudos epidemiológicos, o grau de proteção
varia segundo o número de xícaras consumidas diariamente. Na maioria dos estudos,
obtém-se um resultado estatisticamente significativo com três ou quatro xícaras
por dia, o que representa um nível de consumo médio e perfeitamente seguro.
P: É necessário consumir café diariamente para se obter um efeito positivo
sobre as funções hepáticas?
R: Os efeitos se baseiam sobretudo em resultados obtidos de dados epidemiológicos.
Esses estudos levam em conta o consumo relatado pelos participantes, e obtêm-se
resultados significativos de um consumo diário de três a quatro xícaras.
P: Quando se toma café instantâneo, coado ou espresso os efeitos são semelhantes?
R: Não deveria haver diferença entre essas três maneiras de preparar o café.
P: Os efeitos do café descafeinado são tão benéficos quanto os do café comum?
R: O café protege contra todas as doenças do fígado. Em se tratando de cálculos na
vesícula, o efeito protetor está relacionado à cafeína.
P: Geralmente tomo café com leite e açúcar. Eu também me beneficio dos efeitos
noticiados sobre o café puro?
R: Os estudos não indicam que a adição ou não de leite e/ou de açúcar afete os
efeitos positivos observados.
Para maiores detalhes, visite Referências