Ahhh .... Café!
Milhões de pessoas sofrem com cálculos vesiculares no mundo inteiro e o
tratamento custa bilhões. A cafeína do café demonstrou-se capaz de aumentar o fluxo
da bílis e inibir a cristalização do colesterol biliar, que são dois fatores
chave para limitar o risco de cálculos
No amplo estudo Health Professionals Follow-up Study (Estudo de Acompanhamento
de Profissionais da Saúde), o consumo de café foi monitorado em 46.008 homens
com idade de 40 a 75 anos, todos eles sem história de cálculos na vesícula. Os
resultados desse estudo, publicados em 1999 no Jornal da Associação Médica
Americana (Leitzmann, 1999), mostraram que os homens que tomavam regularmente de
duas a três xícaras de café por dia — coado, instantâneo ou espresso —
apresentavam uma redução de cerca de 30 a 40% no risco de cálculos vesiculares. Nos
homens que tomavam quatro xícaras por dia, a redução foi ainda maior: o risco
diminuiu pela metade.
Estudos mais recentes (Leitzmann, 2002) revelaram que, em mulheres, o consumo
regular de café tem efeito positivo semelhante. Os resultados de um estudo de
acompanhamento, conduzido ao longo de vinte anos com um grupo de 80.898 mulheres
com idade de 34 a 59 anos, também sem história de cálculos na vesícula, mostram
que, dentro dos limites da moderação, quanto mais café cafeinado se consome,
melhor. Esses resultados mostram que também em mulheres o café pode desempenhar
um papel muito importante na prevenção de cálculos vesiculares sintomáticos.
Para maiores detalhes, visite Referências