Para muitos de nós, o dia só começa com o primeiro cafezinho. Sabemos que o
café aumenta nossa energia e atenção, mas constatações científicas deixam cada
vez mais evidente que ele também pode fazer uma contribuição significativa para
nos proteger contra o desenvolvimento de doenças do fígado.
Numa palestra em 2003, o Professor D'Amicis, Chefe do Serviço de Informações
sobre Nutrição do INRAN, de Roma, Itália,
enfatizou que o consumo de café provavelmente nos protege de forma
significativa contra:
- Cirrose hepática (uma doença que causa dano progressivo às funções do fígado,
provocando cicatrização de seus tecidos).
- Cálculos hepáticos – pela redução do risco de formação de cálculos.
- Aumento da atividade das enzimas hepáticas. Um nível elevado da atividade das
enzimas hepáticas é um indicador conhecido de deterioração do funcionamento das
células hepáticas e de possível desenvolvimento de doenças do fígado.
“Esses dados, que são significativos, mostram-nos que tomar café pode realmente
beneficiar a saúde”,
disse o Prof. D'Amicis. Em sua apresentação, ele pôs em relevo um estudo
(Klatsky 1992) que revela uma relação inversa entre o consumo de café e o risco de
cirrose alcoólica. Esse estudo, que contou com a participação de mais de 128.000
adultos, mostra que as pessoas que tomam quatro xícaras por dia só estão
sujeitas a um quinto desse risco em comparação com as que não tomam café.
Estudos mais recentes (Corrao 2001) confirmam constatações segundo as quais o
café, especificamente, e não outras bebidas que contêm cafeína, pode ser um
fator-chave na inibição do início da cirrose do fígado tanto alcoólica como
não-alcoólica.
Os resultados de outro estudo alentado (Leitzmann 1999) revelaram que os homens
que normalmente tomam duas a três xícaras de café por dia – filtrado,
instantâneo ou espresso – correm um risco 30 a 40% menor de desenvolver cálculos
biliares que os que não tomam café. Nos homens que tomam quatro xícaras por dia, a
redução do risco é ainda mais significativa – o risco cai para a metade. Outro
estudo (Leitzmann 2002) revela um efeito positivo análogo nas mulheres.
Não podemos viver sem um fígado que funcione. Uma boa notícia, portanto, é de
que aquele cafezinho de que todos gostamos não faz mal nenhum. Tomar café com
moderação não só contribui para aumentar nossa energia e atenção, como pode
ajudar a manter nosso fígado saudável.
Para maiores detalhes, visite Referências